Dica de leitura: Pressa de Ser Feliz
Esse ano, prometi que vou ler pelo menos um livro por mês e comecei o ano lendo o livro Pressa de Ser Feliz do Matheus Rocha. Matheus é um jornalista e escritor, que acompanho há anos, quando ele era conhecido apenas como Neologismo, nome da página em que publicava seus textos. Por também ser uma pessoa ansiosa, eu me identifico com muitos textos dele e, acreditei que seu livro Pressa de Ser Feliz seria uma boa leitura para mim, tendo em vista que eu não fazia nenhum tipo de tratamento na época em que comprei.
O livro possui pequenos contos sobre a vida de Matheus, sempre girando em torno da ansiedade. Com frequência, me identificava com relatos dele, pois também sou ansiosa. Logo no início, ele traz uma lista de coisas que passou a fazer para trabalhar essa ansiedade. Nessa lista, é possível marcar como cada leitor faz e, repassar essa lista para amigos e parentes. Eu pretendo fazer isso!
Eu evito sempre riscar meus livros, mas no caso de Pressa de Ser Feliz, riscar partes importantes pareciam uma obrigação comigo mesma. Acho que ao sublinhar esses trechos, eu gravava na memória a importância de cada palavra, cada mensagem de apoio que existia naquelas páginas. Porque conhecer a história do Matheus, fez com que eu entendesse um pouco mais sobre mim mesma, avaliasse um pouco da minha história e também das pessoas que fazem parte da minha vida.
Sendo assim, eu levei pouco mais de um mês pra ler o livro, pois eu preferia ler, refletir sobre cada capítulo e só depois passar para o próximo. Esse foi um dos motivos para gostar tanto do livro, a leitura é simples, é leve e nos permite fazer pequenas pausas sem nos perder ao longo das páginas, tendo em vista que cada capítulo relata algo diferente, mas sempre interligado.
Uma das coisas que mais gostei no livro, eras das ilustrações com frases retiradas do capítulo que viria a seguir. Muitas dessas frases eram verdadeiros tapas na minha cara e, me fazia ter vontade de fotografar e compartilhar no meu instagram, seja nos stories ou no feed. Foi legal, porque despertou curiosidade e interesse em algumas pessoas e eu fazia questão de divulgar o livro, principalmente quando eu sabia que a pessoa também tem transtorno de ansiedade.
O livro possui apenas 203 páginas e dá pra ler rapidinho, a menos que você faça igual a mim. Eu amei demais ter começado o ano lendo Pressa de Ser Feliz, pois me deixou mais leve, me incentivou a procurar ajuda médica e a me cuidar melhor.
Simone Bispo
Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.
5 Comentários
Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina
Espero não ficar ansiosa até comprar, rsrsrs. Gostei muito e me identifiquei demais, já estou louca pra ler.
Simone Bispo
Ana Lu, aposto que você vai gostar demais! <3
Hélen Bezerra
Não sofro com ansiedade, creio que não muito na verdade, mas penso que não deve ser uma coisa fácil viver assim. Adorei a indicação de leitura e já estou aqui colocando ele na minha lista.
Beijos
Simone Bispo
Mesmo não sofrendo tanto quanto eu, a leitura desse livro é tão gostosa, que eu tenho certeza que tu vai amar, Hélen!
Pingback: