9ª Virada Sustentável SP
Entretenimento,  Variedades

9ª Virada Sustentável SP

A 9a edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com mais de 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade como Parque Ibirapuera, Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Juventude, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Diversidade Sexual, Biblioteca Villa-Lobos, Biblioteca São Paulo, MIS, ‘Rua das 100 Minas’ na Lapa, Circuito Paulista (Parque Mário Covas, Parque Trianon, Japan House, Blue Note, Parque Augusta, Minhocão), Unibes Cultural, unidades dos CEUs, Fábricas de Cultura e diversos outros equipamentos culturais e socioeducativos.

O evento, que vem reunindo milhares de pessoas a cada edição, promove uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades, todas abertas e gratuitas ao público. Entre os destaques estão o show de Luedji Luna e apresentação da Orquestra Jovem Tom Jobim com Zélia Duncan no Parque Ibirapuera, uma intensa programação no Circuito Paulista com CineSolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar, no Parque Mário Covas, Pic Nic no Parque Augusta, Pintura Coletiva no MinhocãoJazz ao Pôr do Sol no Unibes Cultural, Rua das 100 Minas na Lapa, com programação exclusiva criada por mulheres, e centenas de atrações gratuitas.

Uma novidade deste ano é o Fórum Virada Sustentável 2019, programação especial de talks e palestras sobre negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas. A ocupação toma conta do Unibes Cultural ao longo de dois dias, reunindo mais de 50 atividades e mais de 150 palestrantes, onde será possível conhecer tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração.

Neste ano, o festival é segmentado em oito pilares. O de ‘Música’ reúne três shows por dia no Palco do Parque Ibirapuera. A Orquestra Jovem Tom Jobim convida Zélia Duncan para uma apresentação inédita dia 25/08 às 16h, dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral. No mesmo palco, às 19h, Luedji Luna apresenta ‘Um Corpo no Mundo’, disco que traz uma África estendida e ressignificada.

9ª Virada Sustentável SP
Luedji Luna/ Crédito: Helen Salomão

Fórum‘ tem como destaques internacionais a palestra do grego Antonis Mavropoulos, Presidente da ISWA (International Solid Waste Association) dia 22/08 (quinta-feira) às 14h, e a apresentação do presidente do programa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que coordena um dos mais ambiciosos projetos de estímulo ao empreendedorismo social do mundo, em 23 de agosto (sexta-feira), ambos no Unibes Cultural.

Artes Visuais‘, dá vida ao ‘Jardim Suspenso da Babilônia’ no Minhocão, dia 25/08 (domingo) das 10h às 17h. A atividade com o artista Felipe Morozini promove uma reflexão sobre o poder de transformação do espaço público, atraindo as pessoas para pintar flores no asfalto, ressignificando a cidade, trazendo o senso de coletividade, desenvolvendo a empatia e a gentileza com o próximo.

Nos dias 21/08 e 22/08 (quarta-feira e quinta-feira), no cruzamento da Avenida Paulista com a Consolação, uma projeção mapeada de grandes proporções, realizada pela Visualfarm a partir de elementos do projeto Imagine2030, que através de uma investigação criativa procura materializar em imagens como seria o mundo em 2030, caso as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fossem cumpridas. Como pode ser 2030? Com um time de investigadores vamos mergulhar na realidade de brasileiros inovadores para a partir do que estão fazendo no presente, enxergar como pode ser o futuro. Imagine2030 é uma co-realização ‘Believe’, um ativador de narrativas positivas, projeto do Alana Foundation com atuação no Brasil e no mundo, e ‘Imagina’, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o poder de transformação das pessoas tendo a imaginação como guia. Das 19h às 3h o público poderá acompanhar a projeção, reforçando a importância de acreditar que é possível um mundo melhor.

‘Mostra de Cinema‘ apresenta a pré-estréia de “Longe da Árvore”, dia 24/08 às 18h no MIS. O longa, da diretora Rachel Dretzin, é baseado no premiado livro de Andrew Solomon, o mais vendido na lista de não-ficção do New York Times. A narrativa protagoniza famílias que enfrentam desafios excepcionais na base do amor, empatia e compreensão. O CineSolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável para funcionar, acontecerá no Parque Mário Covas, dia 25/08 (domingo) às 18h.

Mostra de Teatro’ traz a maior programação de teatral de todas as edições da Virada Sustentável, onde crianças e adultos poderão desfrutar de dezenas de apresentações. O espetáculo ‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ no Teatro Sérgio Cardoso, dia 22/08 (quinta-feira) às 21h, reúne três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima residentes no Brasil. No palco, os sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história dão seus depoimentos sobre um dos piores genocídios da humanidade. O Museu da Diversidade Sexual também apresenta uma programação com oficina de Teatro Narrativo, oficina de Escrita Sustentável e espetáculos. No Palco de Mostra de Teatro do Ibirapuera, diversas experiências familiares poderão ser vivenciadas, como Yoga Pais e Filhos com o Yoga com Histórias, promovendo diversão, saúde e força, criando um momento especial de afeto e troca.

9ª Virada Sustentável SP
Nó em Pingo D’água

Mostra de Dança’ leva para o Instituto Tomie Ohtake a Cia Pé no Mundo e o pianista Fabio Leandro, dia 22/08 (quinta-feira) às19h. O espetáculo é inspirado em histórias reais de personalidades negras, que mesmo vivendo em situações de extrema adversidade, se destacaram e influenciaram a história do Brasil, como João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Carolina Maria de Jesus, Abdias do Nascimento, Aleijadinho, entre outros. A Fábrica de Cultura do Jaçanã reúne dia 24/08 (sábado) às 11h, o coletivo T2JOVACREW para o espetáculo ‘Urbanos’ que trata as condições que um corpo urbano carrega, seguido de uma Batalha de Dança, expondo tudo que as personagens pensam e sentem em um ambiente tão decrépito.

9ª Virada Sustentável SP
Cia Pé no Mundo/ Crédito: Clarissa Lambert

O pilar ‘Kids‘ tem uma extensa programação em diversos locais da cidade, destaque para mais de 30 contações de histórias por toda a cidade, atividades em 40 unidades dos CEUs, Parque Ibirapuera, Parque Mário Covas, entre outros. O Palco Principal do Parque Ibirapuera apresenta Barbatuques dia 24/08 (sábado) às 11h, uma experiência musical abrangente e interativa, na qual pais, filhos, educadores e participantes de todas as faixas etárias são convidados a explorar a diversidade de timbres do corpo como palmas, estalos, sons produzidos pela boca ou pelos pés, entre outros e através deles fazer música e tocar com o Barbatuques. Uma Feira de Troca de Brinquedos às 11h no Parque Mário Covas, estimula a redução do descarte. As crianças podem levar brinquedos antigos e trocar com outras crianças. A Kombi dos Sonhos proporciona uma estação de livre brincar para todos por meio de livros, brinquedos e atividades. A ideia é deixar a imaginação fluir estimulando todos os sentidos.

9ª Virada Sustentável SP
Malabarbarizando

Por fim, mas não menos importante, a programação de ‘Bem Estar‘ é um mix de atividades que prezam pelo bem estar físico e mental. Com uma grande programação na Serraria do Parque Ibirapuera em parceria com a Virada Zen e o portal Personare, atividades como Yoga, Meditação, práticas integrativas e Bloco de Carnaval “Zen” são alguns dos destaques. Na Unibes Cultural a Festa Wake, dia 23/08, (sexta-feira) das 7h às 9h30, que tem como missão preparar os participantes para um bom inicio ao dia, com participação de músicos indígenas na jam e na sessão de meditação.

A 9a Virada Sustentável São Paulo apresenta mais de 600 atividades e gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros. Neste ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o festival estará novamente presente em 44 das 46 unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital.

A edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

Nascida em São Paulo e criada em Recife, pisciana, publicitária, fotógrafa, viciada em seriados, tatuagens, tênis e apaixonada por azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *